Faturação Eletrónica

Esta página será o canal privilegiado de comunicação com as empresas que desenvolvem software para as farmácias para questões relacionadas com a facturação electrónica. Nesta página será o local onde se poderá aceder à documentação actualizada das especificações dos serviços.

Os documentos disponibilizados nesta página estão de acordo com o Manual de Relacionamento com as farmácias, pelo que se aconselha a consulta do mesmo.

Para qualquer esclarecimento adicional deverá ser utilizado o seguinte endereço de correio electrónico: duvidasfaturacaoelectronica.ccm@spms.min-saude.pt

Será através deste endereço de correio electrónico que as empresas deverão solicitar as credenciais necessárias à realização dos testes. Na mesma solicitação, deverá ser enviada a chave pública do certificado que será utilizado para efectuar a assinatura dos documentos enviados para o CCM-SNS.

Documentação

Medicamentos

Especificação dos serviços – documento que contém a definição das interfaces disponibilizadas para a recepção de informação por parte do CCM-SNS e comportamento esperado em caso de existirem problemas (erros dados). Neste documento são identificados ainda os mecanismos de segurança utilizados pelos serviços.

Análise funcional – documento que inclui a descrição de alto nível da interface dos serviços e a especificação técnica da factura electrónica, tanto ao nível do standard UBL utilizado, bem como das extensões criadas para factura electrónica de medicamentos.

XSD – conjunto das definições XSD do standard UBL e das extensões criadas no âmbito da factura electrónica de medicamentos.

Procedimento Fatura Eletrónica – documentação que detalha os aspetos relevantes para o envio da fatura eletrónica pelas farmácias.

MCDT

Especificação dos serviços – documento que contém a definição das interfaces disponibilizadas para a receção de informação por parte do CCM-SNS e comportamento esperado em caso de existirem problemas (erros dados). Neste documento são identificados ainda os mecanismos de segurança utilizados pelos serviços (Especificação em revisão, de momento não disponível).

PTS – Programa de Troca de Seringas

Especificação dos Serviços – documento que contém a definição das interfaces disponibilizadas para a recepção de informação por parte do CCM-SNS e comportamento esperado em caso de existirem problemas (erros dados). Neste documento são identificados ainda os mecanismos de segurança utilizados pelos serviços.

Análise funcional – documento que inclui a descrição de alto nível da interface dos serviços e a especificação técnica da fatura eletrónica, tanto ao nível do standard UBL utilizado, bem como das extensões criadas para fatura eletrónica de medicamentos.

XSD – conjunto das definições XSD do standard UBL e das extensões criadas no âmbito da fatura eletrónica de medicamentos.

CRD – Cuidados Respiratórios Domiciliários

Especificação dos Serviços – documento que contém a definição das interfaces disponibilizadas para a receção de informação por parte do CCM-SNS e comportamento esperado em caso de existirem problemas (erros dados). Neste documento são identificados ainda os mecanismos de segurança utilizados pelos serviços.

Análise funcional – documento que inclui a descrição de alto nível da interface dos serviços e a especificação técnica da factura electrónica, tanto ao nível do standard UBL utilizado, bem como das extensões criadas para factura electrónica de Cuidados Respiratórios Domiciliários.

XSD – conjunto das definições XSD do standard UBL e das extensões criadas no âmbito da fatura eletrónica de medicamentos.